Buriti Pneus

Uma empresa sólida, com mais de 10 anos de história e que desponta a frente na comercialização de recapagens e pneus Michelin. Esta é a Buriti Caminhões Ltda.

O crescimento sustentável, competitividade e comprometimento com os nossos clientes e com o meio ambiente são o alicerce estratégico que contempla este sucesso.

A Buriti Caminhões oferece os produtos e serviços Michelin onde atingem áreas variadas. Há desde pneus para caminhões, ônibus e outros sob encomenda e recapagem da carcaça.

Possuímos toda linha de pneus Michelin para veículos comerciais, com todo o serviço de pós-venda.

Oferecemos serviços de borracharia com profissionais altamente capacitados e experiência prática vivenciada na própria Michelin.

Na borracharia, oferecemos serviços de: Montagem e Desmontagem de Pneus, Alinhamento a Laser, Balanceamento, Ressulcagem, Rodízio de Pneus, Aferição de Calibragem, Conserto de Pneus e outros.

Agende conosco: (69)3216-6000, opção: 4 - Recapagem e Pneus Michelin

A Montagem e a Desmontagem de Pneus garantem ao cliente que o seu pneu será montado da forma correta, respeitando os procedimentos exigidos pela Michelin. Através desses procedimentos, terão os seguintes benefícios:
- Permitir o ajuste correto Pneu + Câmara + Protetor + Roda (ou aro), no caso dos pneus com câmara ou Pneu + Roda nos casos dos pneus sem câmara;
- Evitar danos relacionados à Montagem / Desmontagem, tanto na região dos talões quanto danos relacionados com o desgaste da banda de rodagem, oriundos da má centralização do pneu na roda;
- Facilitar a condução do veículo

Maxitruck da Truck Center Montagem e Desmontagem em pneus com e sem câmera.

Alinhamento a Laser

 

O Alinhamento dos pneus tem a função de manter o paralelismo entre as rodas do veículo (sejam elas do mesmo eixo ou entre os eixos), com o objetivo de evitar desgastes anormais rápidos que comprometam a durabilidade dos pneus. Por isso, temos como principais benefícios do alinhamento os seguintes pontos:
- Aumento da vida útil dos pneus, tanto nos aspectos relacionados ao desgaste da banda de rodagem quanto à preservação de sua integridade estrutural. Este fator promove a melhoria do índice de reformas e, consequentemente, permite ao cliente maior economia;
- Menor resistência ao rolamento, trazendo ao usuário significativo economia de combustível;
- Aumento da vida útil dos vários componentes de suspensão;
- Com um desgaste mais homogêneo da banda de rodagem no pneu novo, viabiliza-se a opção da ressulcagem.
Existem 2 tipos de Alinhamento:
1-    Alinhamento do Eixo Dianteiro.                        2- Alinhamento do Entre-eixos.
O balanceamento de rodas é o equilíbrio de peso distribuído nos 360º do conjunto. Por isso a eventual concentração de peso, em qualquer ponto, gera desequilíbrio e consequentemente vibração.
Para corrigir e restabelecer o balanceamento coloca-se o peso equivalente, no lado oposto ao ponto com concentração de peso, gerando a compensação.
O balanceamento correto proporciona desgaste mais homogêneo na banda de rodagem e, consequentemente, o aumento da vida útil dos pneus, rolamentos e demais itens da suspensão.
O balanceamento incorreto nas rodas dianteiras é mais evidente porque interfere na dirigibilidade, transmitindo vibrações ao veículo, com destaque às vibrações do volante. Todavia deve ser feito o balanceamento de todas as rodas, para evitar esses acontecimentos.
DICAS
1- Não colocar mais de 500g de chumbo de balanceamento em cada pneu. Caso necessite colocar, sugerir ao cliente que substitua a roda.
2- Antes de balancear os pneus, o homem-pneu deve sempre verificar se há a presença de folgas (embuxamento, rolamento, anel de encosto e caixa de direção).
3- Todos os pesos existentes na roda devem ser retirados antes de se balancear os pneus.
4- Imprescindivelmente o alinhador deve receber uma formação do fabricante do equipamento.
5- A maneira mais comum de perceber um veículo com pneus desbalanceados é quando o motorista sente que o volante, e às vezes o veículo, começa a vibrar quando atinge perto da marca dos 60km/h. Nos pneus do eixo trativo e dos eixos auxiliares, entretanto, embora desbalanceados, dificilmente percebem-se tais vibrações, daí a necessidade de se balancear todas as rodas.

Balanceamento de Coluna TC 10M da Truck Center

Balanceadora Universal 60 da Truck Center

 

A Ressulcagem é o processo que reabre os sulcos da banda de rodagem dos pneus Michelin, dando aos mesmos:
•   Maior aderência (e consequentemente segurança ao motorista, principalmente com as vias molhadas).
•   Ganho de até 25% de quilometragem na primeira vida (diminuindo assim o custo/quilométrico).
DICAS:
1. A Michelin aconselha apenas a ressulcagem das gamas A, E e U. Porém é necessário solicitar avaliação de um dos nossos profissionais, homens pneus, referente a situação do pneu antes do serviço.
•   Só poderão ser ressulcados pneus que não apresentem cortes e/ou picotamentos na banda de rodagem e que possuam um desgaste uniforme na mesma.
•   Só poderão ser ressulcados pneus que estejam entre 2 e 3 milímetros de profundidade.

 

Serviços de  Rodízios nos Pneus
O serviço de rodízio nos pneus influencia sua durabilidade e basicamente consiste na troca de posição dos pneus que estão rodando no veículo (seja mudando o pneu de posição ou girando o mesmo na roda). Podemos dividi-lo em 2 grupos: o rodízio dianteiro e o rodízio traseiro.
Tanto o rodízio dianteiro quanto o traseiro devem ser efetuados o mais próximo possível de 4 vezes ao longo da mesma vida. Porém este procedimento só é válido para os pneus que rodam acima de 40.000 km na primeira vida do pneu. Em caso de dúvidas, venha nos fazer uma visita para que o homen-pneu faça a devida orientação.
O rodízio dos pneus da dianteira pode ser feito girando-os na roda, mudando de posição (de lado), bem como passando-os para o eixo de tração.
Costuma-se recomendar o rodízio dianteiro com os seguintes objetivos:
- atenuar as diferenças de profundidade de borracha na banda entre os pneus. Visto que as estradas do Brasil costumam gastar mais os pneus do lado direito em relação aos esquerdos devido à inclinação da pista (basta girá-los na roda ou trocá-los de lado); - prevenir contra os desgastes irregulares da banda, permitindo ao final da vida a ressulcagem (basta girá-los na roda ou trocá-los de lado);
- atenuar um desgaste anormal ou irregular, passando-os para tração para que haja uma uniformidade dos desgastes da banda. É comum em veículos com o histórico de abatatamento na dianteira (desgaste ondulado da banda) colocar os pneus novos antes de rodar, na tração por cerca de 10.000 km para compactação da banda.
O Rodízio Trativo e do Eixo Livre são feitos com os seguintes objetivos:
- fazer com que os pneus do mesmo eixo (principalmente os pneus do mesmo lado do eixo) tenham, o mais próximo possível, a mesma profundidade de banda que, neste caso, está diretamente relacionada à incidência de peso e ao perfil da estrada;
- fazer com que os pneus internos do eixo geminado, que têm menor ventilação e conseqüentemente aquecem mais, possam mudar de posição de forma a ventilarem. Desta forma, diminui-se a possibilidade de sucateamento por aquecimento junto aos talões do pneu.


Aferição de Calibragem e Manutenção Básica de Rodo calibradores
 A correta calibragem dos pneus é um fator determinante na segurança e na durabilidade dos mesmos, pois ela afeta:
• O tamanho da superfície de contato do pneu com o solo (diminuindo deslizamentos, melhorando assim a aderência e a segurança);
• A quilometragem dos pneus (pois o pneu tem um desgaste mais homogêneo ao longo de sua banda de rodagem, favorecendo a ressulcagem);
• O consumo de combustível, diminuindo a resistência ao rolamento.
Pensando nestes fatores é que muitos transportadores, sejam autônomos ou empresas, colocam os rodo calibradores em seus veículos. Porém o que normalmente esquecem é que estes aparelhos, para que assegurem a calibragem correta aos pneus, precisam ter manutenções periódicas em alguns de seus componentes.
A manutenção básica em rodocalibradores é, então, a verificação e substituição de alguns destes componentes, que precisam ser vistoriados periodicamente a fim de assegurar o bom funcionamento dos rodocalibradores.
Para aqueles pneus que são montados na revenda ou para aqueles clientes que não possuem rodocalibradores, é necessário, para aferimento da calibragem, um instrumento que permita essa medição. Não perca tempo, venha nos fazer uma visita que daremos orientações das 3 possibilidades existentes:
• Vareta -  Instrumento menos preciso, que possui vida útil de no máximo 6 meses; passado este prazo o instrumento deve ser substituído.
• Eurodaira da Schrader - Instrumento mais preciso e que necessita ser aferido pelo menos uma vez ao ano.
• Calibrador digital de parede - Este instrumento precisa também ser aferido pelo menos uma vez ao ano.

DICAS
1- Todo pneu deve ser aferido (calibragem) pelo menos uma vez a cada 15 dias.
2- Todo pneu deve ser aferido a frio, ou seja, deve estar parado por pelos menos duas horas.
3- Todo pneu deve conter uma tampa de proteção para a boca da válvula. Essa tampa serve para proteger o núcleo da válvula do ressecamento, através do contato com a umidade e com as impurezas de ar, o que gera a perda de pressão do pneu.
4- Todo rodocalibrador deve funcionar de acordo com as orientações e as devidas manutenções conforme o manual do fabricante.

 Possuímos um completo estoque de pneus.


Assista aos Lançamentos:

 

Lançamentos Michelin